segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Participação no COBENGE 2013

                De 23 a 26 de setembro, aconteceu, em Gramado – RS, o XLI COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia). Sob o mote “Educação em Engenharia na Era do Conhecimento”, o COBENGE 2013 possibilitou discussão sobre o ensino superior, metodologias de ensino e aprendizagem e as habilidades técnicas e transversais recorrentes na engenharia.
2013-09-26 09.12.32.jpg                “O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é o mais importante fórum de discussão brasileiro em que o tema é a Educação em Engenharia. É um Evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), ininterruptamente, desde sua fundação em 1973. O COBENGE reúne, praticamente, todos os órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia nacional. A evolução desse Evento tem-se dado de forma continuada, atestada pelo crescente número de participantes e de trabalhos apresentados nas suas edições”. (vide site - http://www.abenge.org.br/cobenge-2013/)
4º dia (1).jpg                O evento dá suporte para diversas discussões relativas à engenharia, incluindo as questões acerca da leitura e escrita nas engenharias. Neste segmento de pesquisa, foram apresentados dois trabalhos orientados pela professora Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, coordenadora do NEL:
2013-09-25 15.43.38.jpg- “Os gêneros discursivos no campo das engenharias”, de autoria da mestranda em educação, Jóice Gadotti. Apresentado no Congresso, em forma de pôster, este trabalho discute os usos da leitura e da escrita na formação inicial dos engenheiros, apresentando os gêneros discursivos que circulam nos campos da academia e do trabalho, sua função social, na voz dos futuros engenheiros, e o letramento digital que permeia esses usos. 
CAM00318.jpg- “Engenheiros: uma construção de múltiplas identidades”, de autoria da mestre em educação, Bruna Alexandra Franzen, e da bolsista de iniciação científica, Thais de Souza Schlichting. O trabalho discorre sobre as mudanças, construções e reconstruções da identidade do profissional da engenharia mediante as metodologias de aprendizagem ativa e os eventos de letramento que os profissionais dizem fazer parte no contexto profissional.
                Foi um momento de muito aprendizado, divulgação e troca de experiências muito importantes para as pesquisas!


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