terça-feira, 29 de outubro de 2013

VIII Encontro do NEL e I Seminário do PIBID de Letras/FURB

 Nos dias 23 e 24 de outubro, o Núcleo de Estudos Linguísticos, em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, promoveu o evento VIII Encontro do NEL e I Seminário do PIBID de Letras da FURB.
O evento iniciou, na tarde do dia 23, com o minicurso "Divulgação científica na aula de língua materna: múltiplas linguagens", ministrado pelo Dr. Clecio dos Santos Bunzen Júnior, que possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP.

Minicurso  "Divulgação científica na aula de língua materna: múltiplas linguagens"


Minicurso  "Divulgação científica na aula de língua materna: múltiplas linguagens"

Minicurso  "Divulgação científica na aula de língua materna: múltiplas linguagens"
Logo após o minicurso, foi realizado o cerimonial de abertura do evento, contando com a apresentação do Grupo "Andanças do NEL" da poesia de Lindolf Bell "O portão" e a música "O portão", de Roberto Carlos. A apresentação foi seguida pela palestra "Formação inicial de professores: uma experiência com a Residência Pedagógica".


Apresentação do Grupo NEL



Apresentação do Grupo NEL


Palestra

No dia 24 à tarde, ocorreu a socialização dos subprojetos de Letras do PIBID, juntamente com os convidados do subprojeto de Ciências e com um relato de uma pesquisa. Foi um momento muito rico para todos os participantes!



Após a socialização das experiências do PIBID, os participantes participaram de um lanche coletivo que antecedeu um momento cultural chamado de "Sarau Palavra Solta", no qual acadêmicos participaram declamando poemas, cantando e tocando. 



No momento seguinte, houve a  Mesa redonda: “O Pibid como agente integrador entre escola e universidade”,  coordenada pela Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch, a qual envolveu discursos de dois professores supervisores do Pibid Letras: 
 Alício Schiestel: O papel da Educação Básica na formação inicial;
Roseane Huber Souza: O papel do PIBID na formação de docentes na área de LP;


 Para finalizar o evento,  ocorreu o Lançamento do Livro: "Baú de práticas: socialização de projetos de letramento" do GPLP - Grupo de Formação de Professores de Língua Portuguesa".


Esperamos todos no próximo Encontro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário