Durante o período de 08 a 11 de outubro, aconteceu em São
Paulo (SP) O 19º InPLA – Intercâmbio de Pesquisas em
Linguística Aplicada, que compartilhou o mesmo espaço geográfico e acadêmico
do 5º SIL – Seminário Internacional de Linguística.
O InPLA no que se refere a seu histórico, é um evento
pioneiro de Linguística Aplicada no país. Os objetivos do InPLA sempre foram
divulgar as tendências mais recentes de pesquisa em Linguística Aplicada;
refletir sobre as diferentes perspectivas teóricas e disciplinas afins que têm
alimentado a área; avaliar diferentes campos de pesquisa e intervenção junto a
objetos da Linguística Aplicada e estudos da linguagem; contribuir para a
consolidação da área no Brasil; oferecer um fórum para interação entre
pesquisadores seniores e juniores.
Trabalhos realizados pelo PIBID foram apresentados no
evento! Sob o título “Cibercultura e
músicas narrativas em sala de aula: práticas no ensino fundamental”, de autoria
de Gabriela Kloth, Thais de Souza Schlichting, Roseane Huber e Otilia Lizete de
Oliveira Martins Heinig, o trabalho foi apresentado no simpósio “A linguagem na
escola: contextos, desafios e perspectivas em linguística em educação”,
coordenado pelas professoras Dra. Cátia de Azevedo Fronza e Dra. Otilia Lizete
de Oliveira Martins Heinig, no terceiro dia do evento.
O trabalho expôs a sequência didática realizada na EEB
Carlos Maffezzolli, com uma turma de 7ª série acerca das músicas narrativas. A
apresentação foi um momento de trocas e discussões bastante interessantes e que
abriram novas perspectivas para futuros trabalhos.
Além da apresentação do trabalho, o trabalho ofereceu
momentos de formação com renomados autores como Sírio Possenti e Beth Brait,
que apresentaram suas perspectivas acerca das teorias e práticas da linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário